Cachaça para presente: 12+1 sugestões para um Natal mais feliz

Vá de cachaça para presente de Natal esse ano. Para o bom velhinho aqui, para o pai, o tio, a mulher – que há de ter merecido – e até para o cunhado, que, claro, não merece. Ele, o presenteado, veja bem, não precisa gostar de cachaça – ainda. Afinal, o ser humano que não gosta de cachaça é, 90% das vezes, um espírito vagante que ignora a beleza do nosso destilado e só precisa da boa alma que o encaminhe na senda da salvação. Incorpore o espírito natalino e seja essa boa alma que o encaminhe para a devoção. Ele há de te agradecer.

Vamos a uma pequena lista, focada em cachaças que surgiram ou se destacaram em 2018 por um ou outro motivo, que preencham de alguma forma a miríade de sabores de que se compõe o nosso destilado, que tenham preços dos mais acessíveis aos mais exclusivos, e que sejam, incontornável, inexorável e insofismavelmente, ótimas bebidas.

A lista segue, em ordem alfabética e com links para encomendas que, para chegarem a tempo, claro, precisam ser feitas com presteza. Mas cachaça boa é necessário o ano inteiro, até porque 2019 promete fortes emoções.

1000 Montes 3 AOB

Essa linda variação da 1000 Montes é um blend de cachaças vindas de barris de carvalho americano (daí o 3 AOB, de american oak barrels) com três diferentes níveis de tosta. Com cada uma das tostas emprestando suas características, o resultado é uma cachaça de toque excepcionalmente aveludado e sabores marcantemente abaunilhados, mas bastante vívidos e peculiares. Sem dúvida, um dos melhores lançamentos de 2018, quiçá da década. Ah, e não custa lembrar que a marca produz ainda a 1000 Montes Bruta, um clássico para quem aprecia as brancas mais potentes.

gouveia brasil 44Gouveia Brasil 44

Se uma cachaça fosse levar o prêmio de Cachaça do Ano, a Gouveia Brasil 44 seria seríssima candidata. Afinal, ela voltou do Spirits Selection 2018 consagrada não por uma medalha, mas por um troféu, o de Revelação do Ano (leia essa história aqui). E, já em dezembro, foi a base para o coquetel premiado no World Coffee in Good Spirits. Antes disso tudo, no entanto, já tinha conquistado uma legião de admiradores para seu sabor ‘a la bourbon’ e sua expressividade. Se você tem um amigo que ainda não entendeu cachaça, mas aprecia um scotch ou um Jack Daniel’s, essa é uma ótima opção de presente. A 44 está no nível das variedades top de linha das duas bebidas citadas.

Magnífica Soleira

Um clássico absoluto. Mais uma vez, a lendária Soleira se posicionou em destaque no Ranking Cúpula da Cachaça. Vice-campeã do primeiro, garantiu novamente um segundo lugar na categoria Ouro na terceira edição (veja aqui o resultado completo). Nada mal para um concurso em que concorrem todas as cachaças legalizadas do país. Feita pelo método ‘soleira’, no qual se blendam cachaças de várias idades, essa bebida fluminense de sabores sóbrios e intensos justifica o prenome: é Magnífica.

Magnífica Bica do Alambique

A irmã mais nova da ‘Soleira’ é o oposto da mais velha. Elétrica, sapeca, escarpada, ela é cachaça para quem gosta das emoções dos álcoois mais fortes. Com 48% de teor e lançada semanas atrás, é a cachaça a ser presenteada para os devotos mais experientes e que vão adorar uma novidade fresquinha na adega. Sai por simpáticos.

cachaça nobre

Nobre Prata

Na nossa lista não poderia faltar a devoção à cachaça paraibana. A Nobre é uma das caçulas da produção desse estado especialista em boas cachaças brancas. Suave, equilibrada e fresca. Os fãs das brancas darão pulos de alegria. A turma da coquetelaria, igualmente.

Perfeição

“Venha! O amor tem sempre a porta aberta”, diz o verso da música que inspirou essa cachaça, produzida na mais pura artesania em terras do legionário Marcelo Bonfá na da Mantiqueira e que tem bela embalagem e conteúdo à altura do preço um tanto salgado. Se o presente é para quem merece muito mesmo, alguém, por exemplo… perfeito, vale o investimento. Ela entra na lista por ter sido agraciada no Spirits Selection com o Troféu de Bebida Orgânica Revelação do Ano. Um grande feito!

cachaça-princesa-isabelPrincesa Isabel

Esse poema em jequitibá é uma das mais perfeitas, equilibradas e saborosas cachaças do mundo. Não à toa foi a campeã do Ranking Cúpula da Cachaça entre as brancas. E a garrafa da capixaba é linda, faz uma presença como presente…

Santo Grau Pirajá Blend Coletivo

Tendo a cachaça Santo Grau de Paraty como base, o blend dessa cachaça de ares modestos revelou-se um acerto glorioso. Uma bebida deliciosa, com leve toque de carvalho, e com preço bem acessível que celebrou os 20 anos do bar paulistano. Aqui na redação do Devotos, esvaziou com impressionante velocidade.

Século XVIII

Digamos que seu pai, ou sogro, é um historiador ou apreciador da linda história da cachaça. Pois a Século XVIII é produzida naquele que pode ser o mais antigo engenho em funcionamento do país, tocada por descendentes do próprio Tiradentes. Com essa história, a cachaça nem precisava ser boa. Mas é excelente, com sabor de tradição, de fato. Pujante, recende à cana do Campo das Vertentes.

Vamos falar em custo-benefício? E em pureza e frescor? E no doce sabor da cana? Tudo isso está engarrafado na Tiê, essa branquinha sem resquício de madeira produzida em Aiuruoca (MG) com o mais profundo respeito às tradições da produção das serras mineiras. Cheia de prêmios, ela não calçou salto.

Tiziu

Essa é uma linha completa de cachaças com nome de passarinho produzidas em Salinas (MG), acima de qualquer dúvida. Da Virgem à Ouro, passando pela Jaqueira, todas elas levam o devoto aos mais altos voos de sabores, aromas e cores. Cachaça para presente sem erro.

Vale Verde 12 Anos

A campeã do III Ranking Cúpula da Cachaça encerra a lista com seu supremo toque de veludo. Bebida de patrão, elegante, olorosa e produzida no estado da arte em Betim (MG).

WhatsApp Image 2018-12-19 at 11.08.02Kit Menu Degustação Viva Cachaça

Opa, mais uma sugestão de última hora que vale a pena acrescentar ao post: o ‘Viva Cachaça’ Bruno Videira avisa que quem quer surpreender no presente de Natal tem o ‘Kit Menu Degustação’, com 4 diferentes cachaças e um guia que o cachaceiro e sommelier elaborou com um passo a passo para degustação e sugestões de harmonização. São 4 cachaças de 50 ml (Prata, Amburana, Bálsamo e Carvalho),

 

Por Dirley Fernandes

Fonte: https://xn--devotosdacachaa-rmb.com.br/2018/12/15/cachaca-para-presente-12-sugestoes-para-um-natal-mais-feliz/

Deixe um Comentário